Esporte
-
- Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2024
Atlético-MG e Botafogo protagonizarão a 6ª final brasileira da Conmebol Libertadores 2024. A decisão está marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.
O time mineiro conquistou a vaga na noite da última terça-feira (29), com o empate por 0 a 0 com River Plate, no jogo de volta, na Argentina, que foi mais do que o suficiente para a classificação, já que o Galo havia ganhado em casa por 3 a 0. O embate foi relativamente tranquilo, com os dois times se respeitando durante toda a partida, criando poucas oportunidades de alteração do placar.
O Glorioso, por sua vez, perdeu o jogo de volta para o Peñariol por 3 a 1, o que não foi suficiente para o time argentino depois do atropelo que levou do Botafogo no Engenhão, ficando com o placar agregado de 6 a 3, carimbando o passaporte para a final da competição.
Oposto aos argentinos, que respeitaram os atleticanos, o jogo no Uruguai foi marcado por excesso de violência, 1 jogador expulso para cada lado e muita provocação. Característica uruguaia já conhecida para desestabilizar os adversários, que sempre funciona, o que não foi diferente na noite desta quarta-feira (30).
A primeira expulsão foi do goleiro Aguerre do Peñariol, ainda na prorrogação do primeiro tempo. No início do segundo tempo, quem deixou o campo com um cartão vermelho foi Mateo Ponte, deixando novamente os times com números iguais de jogadores. J. Baéz fez 2 gols do time uruguaio, o outro foi marcado por F. Batista. O único gol do Botafogo foi assinado por Tiago Almada.
As outras 5 finais brasileiras que ocorreram na Liberta foram:
2005 - São Paulo (campeão) X Athlético-PR
2006 - Internacional (campeão) X São Paulo
2020 - Palmeiras (campeão) X Santos
2021 - Palmeiras (campeão) X Flamengo
2022 - Flamengo (campeão) X Athlético-PR